Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as características da ditadura militar que ocorreu no Chile, na década de 1970, e as relações de poder. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Ditadura Militar no Chile

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 42

Judiciário contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzmán Tapia.

As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspen sões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.
(Disponível em: http://www.cartamaior.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela

a) preservação da autonomia institucional entre os poderes.
b) valorização da atuação independente de alguns juízes.
c) manutenção da interferência jurídica nos atos executivos.
d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado.
e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos dominantes.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: E

Habilidade: Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Comentários: A questão aborda a supremacia do poder executivo sobre o legislativo e até sobre o judiciário. Esta foi uma característica de várias ditaduras militares que ocorreram na América Latina entre as décadas de 1960 e 1970.

[/toggle]