Em sala de aula, aprendemos que o Renascimento Cultural foi um período de grandes criações artísticas e obras clássicas literárias. Ocorre que, muitas vezes, não temos acesso a estas obras clássicas, seja pelo preço, seja pela dificuldade em encontrá-las. Para resolver este problema, criei esta lista para compilar os grandes clássicos de grandes autores.

Capa do livro Dom Quixote, de Cervantes

Dom Quixote: Escrito em 1605 (Volume 1) e 1615 (Volume 2), por Miguel de Cervantes, faz uma paródia aos romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio.

Divina Comédia, A: Escrita entre 1304 e 1321, por Dante Alighieri, é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e da mundial, dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. O poema chama-se “Comédia” não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso).

Elogio da Loucura: Escrito em 1511, por Erasmo de Rotterdam, faz uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana.

Ensaios: Escrito a partir de 1580, por Michel de Montaigne, analisa as instituições, as opiniões e os costumes, debruçando-se sobre os dogmas da sua época e tomando a generalidade da humanidade como objeto de estudo (em inglês).

Hamlet: Escrito em 1599, por William Shakespeare, traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Lusíadas, Os: Escrito em 1572, por Luís Vaz de Camões, a ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Romeu e Julieta: Escrito em 1591, por William Shakespeare, fala sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro.