Muito se fala hoje a respeito de meio-ambiente. Nas últimas décadas, o aumento populacional e as demandas de consumo passaram a alertar as autoridades sobre os limites dos recursos naturais e a necessidade de preservá-los para as gerações futuras. No Brasil, os debates estão focados, atualmente, no Novo Código Florestal. É importantíssimo conhecer a história por trás desta preocupação ambiental e, para isto, vou listar 15 conquistas ambientais no mundo.

Estas curiosidades foram extraídas e adaptadas do blog Ambiente do Meio. Fique ligado! Se você quer ter um panorama histórico sobre medidas conscientização e proteção ambiental no Brasil, não saia do blog sem ler

Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos

– A primeira lei ambiental foi criada em 1863, na Inglaterra, em plena Revolução Industrial. Foi chamada de Alkali Act, e tinha o objetivo de regular a emissão de poluentes no ar pela indústria de vidro da época.

– O primeiro parque nacional foi o Parque Yellowstone, criado em 1872, nos Estados Unidos.

– Na década de 1960, um grupo de cientistas, chamado de Clube de Roma, divulgou o relatório “Limits to Growth” (Limites do Crescimento), com projeções sobre riscos ambientais. Nesta década surgiram os primeiros grupos ambientalistas, preocupados com a contaminação da água e ar dos países industrializados.

– Em 1961, foi assinado o Tratado Antártico, determinando o uso do continente apenas para fins pacíficos.

– Em 1962, foi publicado o livro “Silent Spring” (Primavera Silenciosa), falando sobre a conseqüência do uso de pesticidas como o DDT, que não só matavam os insetos mas envenenavam os pássaros também.

Crianças mortas em Bhopal

– Na década de 1970, a Crise do Petróleo e o consequente aumento do preço deste produto alertou as nações para a necessidade de racionalização do uso da busca de fontes renováveis de energia.

– Em 1972, ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio-Ambiente, em Estocolmo. Os países começam, então, a criar órgãos ambientais e leis para o controle da poluição.

– Em 1973, ocorreu a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

– Na década de 1980, surgem os Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio-Ambiente (EIA-RIMA). A proteção ambiental passa de defensiva, com soluções apenas corretivas, para uma ação proativa e participativa, surgindo assim o conceito da ecoeficiência.

– Ainda na década de 1980, dois grandes acidentes ecológicos chamaram a atenção para a necessidade de prevenção de riscos ambientais. Foi o caso do vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia; e o acidente nuclear na Usina de Chernobyl, na Ucrânia.

Bandeira das Nações Unidas

– Em 1982, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar visou proteger o mar contra o despejo de rejeitos nucleares e resíduos tóxicos.

– Em 1987, foi criado o Protocolo de Montreal, que visava a proteção da camada de ozônio através do fim da fabricação de componentes químicos com Cloro Flúor Carbono (CFC). Neste mesmo ano, na Alemanha, foi criado um sistema para receber e destinar as pilhas e baterias descartadas após o uso.

– Ainda em 1987, foi criado o Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – o Relatório Brundtland – que difundiu a ideia de desenvolvimento sustentável.

– Na década de 1990, foram criadas normas internacionais em gestão ambiental da série ISO 14000, visando a conservação do meio-ambiente e o desenvolvimento sustentável.

– Em 1997, foi criado o Protocolo de Kyoto, para redução até 2012, das emissões dos gases que contribuem para o efeito estufa pelos países industrializados.