O embalsamamento é uma técnica que visa preservar cadáveres para que eles não entrem em putrefação. A prática é conhecida desde o Egito Antigo, nos famosos rituais de mumificação, e foi empregada em alguns líderes políticos e religiosos.

Vale ressaltar duas questões importantes. Em primeiro lugar, o corpo conservado de alguns destes líderes ainda segue em exposição, enquanto outros foram enterrados ou cremados. Sendo assim, esta lista apresenta líderes cujos corpos permaneceram em exposição pelo menos durante um tempo.

Em segundo lugar, a conservação do corpo de todos os líderes citados abaixo ocorreu através de técnicas específicas, com exceção do Papa João XXIII, que teve seu corpo preservado “naturalmente”. Na verdade, a conservação de João XXIII ainda permanece em discussão nos meios médicos.

1- Lênin

Corpo embalsamado de Lênin

Vladimir Ilitch Ulianov Lênin foi um chefe de estado da União Soviética, nasceu em 1870 e faleceu em 1924. Após sua morte – possivelmente por sífilis ou causada por uma bala alojada em seu crânio – seu corpo foi embalsamado e atualmente, assim como durante todo o período soviético, é exposto em seu mausoléu, na Praça Vermelha em Moscou.

2- Stálin

Foto do corpo de Stalin no caixão

Josef Vissarionovitch Stálin foi líder da União Soviética, nasceu em 1879 e faleceu em 1953. Após sua morte – possivelmente de hemorragia cerebral – seu corpo ficou exposto no mesmo salão que Lênin até o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), realizado as portas fechadas, em fevereiro de 1956. Naquele ano, o corpo foi enterrado.

3- Mao Tsé-Tung

Corpo embalsamado de Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung foi líder da República Popular da China, nasceu em 1893 e faleceu em 1976. Após sua morte – por esclerose lateral amiotrófica – seu corpo foi embalsamado, e foi construído um mausoléu para abrigá-lo pouco depois de sua morte. O corpo de Mao está em um caixão de cristal para exibição pública, sendo visitado todos os dias por centenas de pessoas.

4- Ho Chi Mihn

Corpo embalsamado de Ho Chi Min

Ho Chi Mihn foi um estadista vietnamita, nasceu em 1890 e faleceu em 1969. Após sua morte – por insuficiência cardíaca -, seu corpo foi embalsamado e atualmente encontra-se no salão central de seu mausoléu, em Hanoi. A União Soviética forneceu aos vietnamitas as tecnologias necessárias para o embalsamento e o caixão de cristal no qual o corpo de Ho está preservado.

5- Kim Il-Sung

Corpo embalsamado de Kim Il-Sung

Kim Il-Sung  foi um líder da Coréia do Norte, nasceu em 1912 e faleceu em 1994. Após sua morte – decorrente de uma parada cardíaca -, seu corpo foi embalsamado e está exposto no Palácio Memorial Kumsusan. Quatro anos depois de sua morte, seu filho Kim Jong-il, atribuiu-lhe o título de “presidente eterno”.

6- Kim Jong-Il

Corpo embalsamado de Kim Jong-Il

Kim Jong-Il, filho de Kim Il-Sung, foi um chefe de estado norte-coreano, nasceu em 1941 e faleceu em 2011. Jong-Il guardou muitas semelhanças em relação ao pai. Além de herdar a ideologia comunista e o poder do pai, morreu também de ataque cardíaco, assim como também teve seu corpo embalsamado.

7- Ferdinand Marcos

Corpo embalsamado de Ferdinand Marcos

Ferdinand Emmanuel Edralín Marcos foi chefe de estado das Filipinas, nasceu em 1917 e faleceu em 1989. Após sua morte – devido a lúpus eritematoso sistêmico, cardiopatia e insuficiência renal -, foi embalsamado e seu corpo está em exposição em um mausoléu da família em Batac.

8- Eva Perón

Corpo embalsamado de Eva Perón

María Eva Duarte de Perón foi uma líder política argentina, nasceu em 1919 e faleceu em 1952. Após sua morte – devido a um câncer no útero -, o corpo foi embalsamado e ficou exposto à visitação pública até o golpe de Estado que derrubou seu marido, Juan Domingo Perón, em 1955.

9- João XXIII

Corpo embalsamado de João XXIII

O Papa João XXIII nasceu em 1881 e faleceu em 1963. Após sua morte – decorrente de um câncer no estômago – o corpo, que não sofreu decomposição, foi transferido do subterrâneo para ser definitivamente exposto ao público no interior da Basílica de São Pedro, mais concretamente numa capela lateral próxima do altar de São Jerónimo.

10- Charles XII

Corpo embalsamado de Charles XII

Charles XII foi um rei da Suécia que nasceu em 1682 e faleceuem 1718. Quando o seu túmulo foi aberto, em 1917, suas feições estavam ainda reconhecíveis, quase duzentos anos após o seu falecimento. A imagem de seus restos mortais mostram claramente o buraco de bala em sua cabeça, motivo de sua morte.