No segundo domingo de maio, comemora-se o Dia das Mães. A comemoração teve origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em depressão. Algumas amigas, então, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Em pouco tempo, a comemoração se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada:  dia 9 de Maio.

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil Escola. As imagens são obras de artistas renomados. A primeira é Madonna Litta, criada em 1490 por Leonardo da Vinci; a segunda é Maternal Kiss, criada em 1897 por Mary Cassatt.

Pintura de mãe amamentando seu filho

– A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Réia, a Mãe dos Deuses.

– No início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães de trabalhadores ingleses. Nesse dia, eles tinham folga para ficar em casa com as mães, o chamado “Mothering Day” (Dia da Maternidade).

– Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872, pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”.

– No Brasil, a data foi instituída pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932. Em 1947, a data passou a fazer parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

– Em outras partes do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio.

Pintura de mãe beijando a sua filha

– Algumas tribos, como os Assam, na África, afirmam não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.

– Os nomes das famílias chinesas têm geralmente uma indicação (prefixo) relativa à maternidade. É uma maneira de homenagear as mães da família.

– A Família Imperial do Japão assinala os seus descendentes a partir de Omikami Amatersasu, a Mãe do Mundo.

– As escrituras da religião hindu atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.

– O Presidente George Washington disse um dia: “A minha mãe é a mulher mais bonita que alguma vez vi. Atribuo todo o meu sucesso na vida, à educação moral, intelectual e física que recebi dela”.