Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Expansão Marítima, as causas das navegações do século XV, o pioneirismo português e os principais navegadores portugueses e espanhóis.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Expansão Marítima: neste resumo, você vai conhecer os motivos que levaram alguns países da Europa a cruzar os mares na Expansão Marítima, as rotas comerciais para as Índias e os principais navegadores.
  • [Telecurso] As grandes navegações: nesta teleaula, você verá que, para se aventurar no mar, era preciso conhecer e dominar as técnicas de navegação e que o dinheiro para se fazer isso dependia do poder do rei. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 13m21s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Expansão Marítima: teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera nas avaliações.
  • [Questões] Navegadores, Viagens e Cartografia: questões objetivas sobre os navegadores europeus portugueses e espanhóis durante a expansão marítima; o significado das viagens e os motivos que levavam vários marujos a enfrentar os mares; cartografia e intercâmbio durante o processo.

3- Paródias e Músicas

  • [Paródia] Navega e Terras Encontrar: esta paródia trata dos motivos que levaram países europeus a iniciar o processo de navegação pelo Oceano Atlântico. Aborda o pioneirismo português, assim como a participação espanhola nas Grandes Navegações.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Expansão Marítima: este mapa mental aborda alguns aspectos da Expansão Marítima, como o pioneirismo português, a estratégia dos portugueses para o contorno da África. Apresenta também o Descobrimento do Brasil e os motivos das navegações.
  • [Vídeo] Chaves-Uma Aula de História: neste episódio da famosa série, o professor Girafales tenta ensinar à turminha sobre as Grandes Navegações, as viagens de Cristóvão Colombo, a chegada dos portugueses ao Brasil [Autor: Chaves, Fonte: Youtube, Duração: 21m06s]

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] Grandes Navegações: este atlas histórico mostra o mundo como então era conhecido pelos navegadores dos séculos XVI e XVII. Traça a rota dos principais navegadores portugueses e/ou aqueles que navegaram em nome da coroa espanhola.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Visita Virtual] Museu Nacional do Mar: nesta visita virtual, conheça o Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul, Santa Catarina. O museu foi criado em 1991, com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro.

7- Curiosidades e Biografias

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Filme] 1492-A Conquista do Paraíso: este filme conta a história da descoberta do Novo Mundo pelo explorador genovês Cristóvão Colombo e o efeito que isso teve sobre os povos ameríndios. [Direção: Ridley Scott, Duração: 142 min, Ano: 1992, Trailer: Youtube (em inglês)]
  • [Filme] Filmes sobre as Grandes Navegações: lista de filmes sobre o processo de navegações europeias, que trata das conquistas portuguesas e espanholas; da biografia de alguns dos grandes navegações; a atividade de corsários e piratas; dentre outros.

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Battleship-The Beginning: neste jogo, curta a clássica batalha naval com gráficos modificados colocando, desta vez, barcos antigos mas com recursos novos, escolhendo o local que deseja posicioná-los no mapa. [Autor: CoolBuddy, Fonte: ClickJogos, Em inglês]
  • [Jogo] Assassin’s Creed IV: neste jogo, conheça a saga de Edward Kenway, assassino cuja atuação ocorre nos mares do Caribe, a bordo do “Gralha”. Confira as atividades de corsários e a relação com piratas famosos, como o Barba Negra. [Autor: Ubisoft, Ano: 2013, Trailer: Youtube (em inglês)]