Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Vinda da Família Real, os motivos da vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808 e as transformações efetuadas por D. João durante sua estadia por aqui.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Vinda da Família Real: neste resumo, você vai conhecer os motivos que levaram à vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, assim como as mudanças que ocorreram no país durante o período joanino.
  • [Teleaula] A Colônia se vestiu de Metrópole: nesta teleaula, você aprenderá que a chegada da família real trouxe inúmeras mudanças, começando a pôr um ponto final nas práticas de monopólio comercial. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 14m29s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Vinda da Família Real: teste conhecimentos com quizzes e flashcards e confira recursos que ensinam sobre este tema histórico.
  • [Questões] D. João, Conflitos e Mudanças no Brasil: conjunto de questões objetivas sobre a chegada da família real ao Brasil, sob comando de D. João; os conflitos entre ingleses e franceses que motivaram a vinda; as mudanças culturais, sociais e econômicas que ocorreram no Brasil.
  • [Atividades Educativas] Família Real: estas são atividades educativas infantis variadas, como caça-palavras, cruzadinha e labirinto. O tema é aspectos relacionados a viagem da família real portuguesa ao Brasil e à vida de D. João VI e sua esposa Carlota Joaquina.

3- Paródias e Músicas

  • [Paródia] Teve o Banco do Brasil: esta paródia inicia com a chegada de Napoleão Bonaparte nas fases finais da Revolução Francesa. Depois, a decisão de D. João de desobedecer o general francês e a vinda da nobreza portuguesa ao Brasil. Enfim, as mudanças efetuadas por D. João no RJ.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Período Joanino: este mapa mental aborda aspectos do período em que o príncipe D. João de Portugal esteve no Brasil; mostra a vinda da família real portuguesa à colônia na América; trata de algumas das principais obras de D. João no país.

5- Atlas Histórico e Imagens

6- Infográficos e Visitas Virtuais

7- Curiosidades e Biografias

  • Não disponível ainda

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Documentário] Era uma vez uma História: neste primeiro episódio, Dan Stulbach e Lilia Shwarcz visitam o período pré-independência do Brasil e encontram personagens como Dom João e Carlota Joaquina. [Autor: BandTV, Fonte: Youtube, Duração: 28m31s (Parte I), 14m12s (Parte II)]

10- Quadrinhos e Jogos

  • Não disponível ainda