Quando falamos em origem humana, um dos grandes debates (que geralmente não leva a lugar algum) é a distinção entre Criacionismo e Evolucionismo. Nesta postagem, vamos apresentar a diferença entre as duas vertentes ideológicas.

No ensino de história, este assunto é abordado quando se fala em Pré-História, sendo importantes conceitos ligados a este conteúdo. Para compreender o contexto histórico desta discussão, leia o Resumo: Pré-História. Ao final, faça o quiz para testar os seus conhecimentos e ficar fera neste assunto.

Criacionismo é a concepção sobre a origem humana ligada ao religioso, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino. Teve grande predominância até o séc. XIX. Por sua vez, o Evolucionismo é a concepção sobre a origem humana ligada à ciência, baseada nos estudos de Charles Darwin sobre a evolução das espécies.

Enquanto a primeira defende que o ser humano foi criado por Deus, a segunda defende que o ser humano evoluiu a partir de um antigo ancestral (não, necessariamente, o macaco). Vale ressaltar que o Criacionismo não está restrito às religiões de origem judaica, como o cristianismo e o islamismo. Existem várias religiões que tem uma concepção criacionista da origem humana.

Dê uma olhada nesta tirinha abaixo. Ela mostra, utilizando o humor, a diferença entre as duas vertentes.

Tirinha de humor sobre o Criacionismo e Evolucionismo