Quando norte americanos pensam em seu exército e no Holocausto, eles pensam em jovens soldados libertando campos de concentração. Nunca pensam nos soldados como vítimas do nazismo. Mas em um lugar chamado Berga, prisioneiros de guerra americanos tornaram-se exatamente isso, trabalhando e morrendo como trabalhadores escravos em um dos mais secretos campos de concentração de Hitler. Esta é a história deles.

Alguns dos pontos principais deste documentário:

  • Artefatos, fotografias e diários revelaram que 350 militares norte-americanos foram feitos prisioneiros de guerra e levados para um dos campos de trabalhos forçados mais secretos de Hitler, conhecido como “Berga”.
  • Em Berga, os soldados viveram e morreram ao lado de judeus europeus – muitos deles entrando nas estatísticas da Solução Final de Hitler.
  • Mas, por milagre, a sua vontade de sobreviverem e a luta contra os Nazis permaneceram. Agora, passados sessenta anos, estes sobreviventes de Berga dão a cara e contam uma história inesquecível de sobrevivência, heroísmo e coragem sem precedentes.