Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Revolução Francesa, os motivos do processo revolucionário francês, a divisão da sociedade francesa, as diversas fases da revolução e seus desdobramentos.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Revolução Francesa: neste resumo, você vai saber mais sobre a Revolução Francesa, fato que mudou os rumos políticos da Europa e do mundo. Você vai aprender sobre a França antes e depois da revolução, com suas fases e desdobramentos.
  • [Teleaula] O Século das Revoluções: nesta teleaula, você vai estudar as revoluções que aconteceram na Europa e na América no fim do século XVIII, e verá que elas têm a ver com o fim do poder absoluto do rei. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 14m03s].

2- Questões e Atividades

3- Paródias e Músicas

  • [Música] A Marselhesa: o hino nacional da França foi composta em 1792, e se tornou símbolo do processo revolucionário francês, atravessando gerações e ainda hoje lembrado com um dos mais belos do mundo. [Autor: Claude Joseph Rouget de Lisle, Fonte: Google Drive]
  • [Paródia] Eis a Revolução: esta paródia usa uma música do Bill Halley para tratar das fases da Revolução Francesa desde a famosa Tomada da Bastilha, em julho de 1789. Aborda a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e da chegada de Napoleão ao poder em 1799.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Revolução Francesa: este mapa mental trata da sociedade francesa antes do processo revolucionário; mostra as diferentes fases da Revolução Francesa e suas principais características; e os legados deixados pelo importante evento ocorrido na França.

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] A Europa em 1792: este atlas histórico mostra como estava organizada a Europa durante a Revolução Francesa; a composição política dos países europeus no final do século XVIII; as diferentes famílias que tinham influência em seus respectivos países.
  • [Imagens] Personagens, Símbolos e Revoltas: imagens de momentos importantes da Revolução Francesa, como os três estados da França no Antigo Regime. Também inclui outros momentos, como a Tomada da Bastilha, a reunião da Assembleia dos Estados Gerais, dentre outros.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Infográfico] Revolução Francesa: neste infográfico, o processo revolucionário francês é esmiuçado em seus vários aspectos, desde as causas, passando pela sociedade e política, as fases da revolução e os desdobramentos.

7- Curiosidades e Biografias

8- Livros e Documentos

9- Filmes e Documentários

  • [Filme] Filmes sobre a Revolução Francesa: lista de filmes sobre a Revolução Francesa, abordando temas biográficos de personagens do período, como Maria Antonieta e Danton; a Queda da Bastilha; e a situação da França após o processo revolucionário de 1789.
  • [Documentário] A Revolução Francesa: este documentário trata de vários aspectos da Revolução Francesa, iniciando com o papel do advogado francês Maximilien Robespierre e seu encontro com o casal real Luís XVI e Maria Antonieta [Autor: History Channel, Fonte: Youtube, Duração: 1h29m57s]

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Tríade: neste jogo, você interpreta um personagem que atravessa as mais diversas fases da Revolução Francesa, do período pré-revolucionário, passando pela Queda da Bastilha, às disputas políticas dentro da burguesia francesa. [Autor: SBGames, Plataforma: Windows e Linux, Tamanho: 234 mb]
  • [Jogo] Assassin’s Creed Unity: a história deste jogo segue Arno Victor Dorian e os seus companheiros assassinos nos seus esforços para expor os poderes por detrás da Revolução Francesa. [Autor: Ubisoft, Ano: 2014, Trailer: Youtube (em inglês)]