Você vai fazer a prova da ACAFE? Então, conheça os temas de História do Brasil que costumam cair na prova de História e forma como são cobrados. Esta postagem é produzida a partir da análise das questões de história da prova da ACAFE, de 2008 a 20012, considerando as edições de verão e inverno.

História do Brasil na ACAFE

Da mesma forma como fizemos na postagem anterior, utilizamos um gráfico para embasar o nosso argumento. Assim, considerando o gráfico acima, percebemos o predomínio (absoluto) de questões que abordam o Brasil República. Portanto, vamos nos concentrar neste macrotema.

Brasil República

Brasil República é um período de nossa história que, tradicionalmente, inicia em 1889, com a Proclamação da República, e segue até os dias de hoje. As questões sobre este período abordam absolutamente tudo que ocorreu neste espaço de tempo, as principais transformações na cultura, sociedade, política e economia brasileiras e os principais presidentes.

Esteja atento que muitas questões apresentam eixos temáticos, ou seja, trabalham vários aspectos relacionados com um tema em especial. Isto faz com que os candidatos tenham que ter uma noção geral dos conteúdos para resolver. Portanto, se você quer PASSAR NA ACAFE, leia TODOS os nossos resumos de história.

A maior parte das questões da ACAFE é factual, não interpretativa, o que torna os conteúdos imprescindíveis para a resolução.

Dentre os temas que já caíram sobre o Brasil República, estão:

  • República Velha: da mesma forma que o Enem, a ACAFE cobra muito sobre este tema. Fique atento aos acontecimentos do período, que vai de 1889 a 1930. As questões costumam cobrar, em especial, acontecimentos ligados aos movimentos sociais, como Canudos, Contestado e Tenentismo.
  • Era Vargas: ao contrário do Enem, que cobra muitas questões sobre a Era Vargas, detectamos apenas uma questão sobre o tema. Esta questão cobrava conhecimentos sobre a característica populista do governo de Getúlio Vargas.
  • Ditadura Militar: sobre este tema, já foi cobrado conhecimento sobre os presidentes militares e suas obras (Castelo Branco) e sobre o milagre econômico no governo Médici. Questão sobre a cultura de protesto e os Atos Institucionais (AI’s) também podem cair.
  • Nova República: outro tema cobrado exaustivamente na ACAFE. O foco geralmente são os presidentes do período, considerando o voto direto pelo povo e as características democráticas. Procure conhecer a fundo as obras de cada um deles.