Para ajudar a rapaziada que estuda pra caramba para passar em concursos, vou publicar aqui o melhor e mais completo resumo de história da Caixa Econômica Federal (CEF). Este resumo está direcionado aos candidatos que vão prestar prova para técnico bancário, cujo edital determina estes conhecimentos básicos da CEF. É altamente recomendado que o candidato leia o artigo abaixo

Depois de ler o resumo, faça duas coisas: conheça o contexto histórico da criação da CEF, cuja fundação tem mais de 150 anos; e tente resolver as questões sobre história da CEF, para se familiarizar com o modelo de prova. Aqui no blog disponibilizamos questões de história da CEF produzidas pelo CESP e CESGRANRIO. Lembramos que, em 2012, a prova será aplicada pela fundação CESGRANRIO.

Resumo

Se você quer gabaritar, nem pense em sair deste resumo sem resolver as questões de história da Caixa Econômica. Confira os comentários abaixo de cada questão

Além disso, é importante conhecer o contexto histórico por trás da história da CEF. Fique ligado nos vídeos abaixo, que traçam um panorama completo de cada período:

  • Segundo Reinado: cenário em que foi fundada a CEF e as questões sociais do período, incluindo a crise do escravismo e o movimento abolicionista.
  • República Velha: a proclamação da República, o papel das mulheres e as mudanças efetuadas pelo governo federal.
  • Era Vargas: mudanças econômicas no país, com o início de um intenso processo de industrialização, o surgimento do direito dos trabalhadores e o nacionalismo do período.
  • Período Democrático: as mudanças econômicas, o fim da segunda guerra levam o país a um período de grande desenvolvimento, a criação da nova capital, o populismo.
  • Ditadura Militar: o golpe militar e o início do autoritarismo no país, o chamado milagre econômico, a perseguição e censura.
  • Nova República: a abertura política, o avanço da democracia, o Plano Collor, o aumento e consolidação dos programas sociais.