Todos nós sabemos que, a melhor maneira de ter sucesso em provas, vestibulares e concursos, é estudando exaustivamente e praticando muito através da resolução de questões e exercícios. Assim, dentro desta lógica, vou disponibilizar neste artigo várias questões de história da Caixa Econômica Federal. Disponibilizamos questões produzidas pelo CESP e CESGRANRIO. Lembramos que, em 2012, a prova será aplicada pela fundação CESGRANRIO.

Questões de História da Caixa Econômica Federal

O Concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) , um dos mais concorridos do país, tem exigido um grau de dedicação cada vez maior dos candidatos, principalmente para aqueles que vão concorrer a uma vaga de técnico bancário. Em relação à história da CEF, temos um resumo completíssimo, associado a uma versão em áudio para ouvir onde você quiser, que aborda os principais aspectos cobrados nas provas. Assim, é necessário fazer a leitura antes de resolver as questões

Questões

Ter o domínio do conteúdo é fundamental e as questões abaixo vão provar o quanto você sabe sobre a história da Caixa Econômica. Porém, é importante também conhecer a lógica através da criação de provas, o que pode dar a você o diferencial necessário para ser aprovado. Neste sentido, não deixe de ler Como resolver questões objetivas.

Questão 1

(CESGRANRIO-2008) A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela operacionalização das políticas do Governo Federal, principalmente, para habitação, saneamento básico e apoio ao trabalhador. As principais atividades da Caixa Econômica Federal estão relacionadas na letra:

a) elaboração de políticas econômicas que irão auxiliar o Governo Federal na composição do orçamento público e na aplicação dos recursos em atividades sociais, como esporte e cultura.
b) elaboração de políticas para o mercado financeiro, viabilizando a captação de recursos financeiros, administração de loterias, fundos, programas e aplicação dos recursos e obras sociais.
c) captação de recursos financeiros para as transferências internacionais auxiliando os trabalhadores brasileiros residentes no exterior.
d) administração de loterias, fundos (FGTS), programas (PIS) e captação de recursos em cadernetas de poupança, em depósitos à vista e a prazo e sua aplicação em empréstimos vinculados substancialmente à habitação.
e) estruturação do Sistema Financeiro Nacional, auxiliando o Banco Central na elaboração de normas e diretrizes para administração de fundos e programas como FGTS e PIS.

Confira a resolução ;)

Resposta: letra D

Comentário: a CEF passou a unificar uma série de programas, no fim do século XX. É recorrente, em questões como essa, destacar a responsabilidade sobre programas sociais, como FGTS, PIS, entre outros. Confira os slides 10 e 11.

Questão 2

(CESP-2010) A CAIXA é conhecida por ter desempenhado, desde a sua fundação, papel decisivo como agente de políticas públicas e por ser parceira do Estado brasileiro na execução de políticas sociais. A respeito das ações da CAIXA ao longo de sua história, assinale a opção correta.

a) Ao direcionar suas ações para a habitação, a CAIXA deixou de ter participação significativa nas áreas de saneamento e urbanização.
b) O surgimento da CAIXA se deu em razão da necessidade de moralizar o penhor e, por isso, foi-lhe concedido o monopólio dessa atividade desde a sua fundação.
c) Na década de 80 do século XX, a CAIXA incorporou o papel de agente operador do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS).
d) Em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, a CAIXA começou a operar a carteira hipotecária e, cinco anos depois, com a incorporação do Banco Nacional de Habitação, tornou-se o maior operador da área.
e) Um passo importante na história da CAIXA foi a abertura do capital na bolsa de valores no final da década passada.

Confira a resolução ;)

Resposta: letra C

Comentário: pode haver uma tendência em fazer pegadinhas com datas, portanto, fique atento à cronologia correta da história do CEF. A alternativa D traz um erro cronológico em relação ao BNH. As alternativas A, B e E não fazem sentido. Confira o slide 10.

Questão 3

(CESP-2010) Desde o século XIX, a CAIXA tem desempenhado papel de protagonista na história econômica brasileira. A respeito das condições que levaram à fundação da empresa, assinale a opção correta.

a) A CAIXA foi criada durante o Segundo Reinado, com o objetivo de incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor.
b) A CAIXA foi fundada para suprir a necessidade financeira imperial durante à Guerra do Paraguai.
c) A CAIXA foi fundada a partir da primeira falência do Banco do Brasil, ocorrida em 1861.
d) Antes de ser transformada em empresa bancária, a CAIXA era o departamento do Banco do Brasil responsável pelo penhor de jóias.
e) Com a fundação da CAIXA, o penhor deixou de ser atividade exclusiva do Banco do Brasil.

Confira a resolução ;)

Resposta: letra A

Comentário: Esta questão mostra alternativas que tentam relacionar a Caixa com o Banco do Brasil. Nenhuma destas alternativas faz sentido. A letra B também não, pois a Guerra do Paraguai ocorreu depois da fundação da Caixa. Confira o slide 4.

Questão 4

(CESP-2010) Além do papel de protagonista na área econômica, a CAIXA tem desempenhado, ao longo de sua história, papel relevante em termos sociais. A respeito da atuação social da CAIXA, assinale a opção correta. Para isso, nas referências temporais (décadas), considere tratar-se do século XX.

a) O monopólio das loterias, sob responsabilidade da CAIXA, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, foi fundamental para a promoção de políticas públicas sociais.
b) Após a incorporação do Banco Nacional da Habitação, na década de 80, a CAIXA se transformou no principal agente nacional de financiamento da casa própria.
c) O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) foi criado no final da década de 50, graças à iniciativa da CAIXA.
d) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, destinado ao financiamento de obras de infraestrutura, nasceu de uma iniciativa da CAIXA, durante o governo de Getúlio Vargas.
e) Durante o governo de João Goulart, no início da década de 60, a CAIXA destacou-se na implantação do Programa de Aposentadoria do Trabalhador Rural (FUNRURAL).

Confira a resolução ;)

Resposta: letra B

Comentário: As questões de história tendem a abordar os programas sociais sob responsabilidade da CEF, como mostra esta questão. As outras alternativas não fazem sentido ou são anacrônicas. Confira o slide 10.

Questão 5

(Cesgranrio 2012) A partir de que ano ocorreu a centralização das contas do FGTS pela Caixa Econômica Federal?

a) 1861 (D. Pedro II)
b) 1889 (Marechal Deodoro da Fonseca)
c) 1931 (Getúlio Vargas)
d) 1986 (José Sarney)
e) 1990 (Fernando Collor)

Confira a resolução ;)

Resposta: letra E

Comentário: Esta questão exigiu cuidado do candidato. A CEF passou a administrar o FGTS em 1986. Porém, só em 1990 houve a centralização destas contas. Confira o slide 10.

Conclusão

Conhecer os detalhes sobre a fundação da CEF, os programas sociais e o período em que foram incorporados é fundamental para acertar as questões de história, que costumam variar entre duas ou três por concurso. A prioridade tem sido a segunda metade do século XX. Porém, fique atento à possibilidade de uma abordagem diferente, com questões relacionadas a fatos do século XIX. O importante é o conhecimento geral da história da CEF. Boa prova!!!