Para quem acompanha nossas postagens, sabe que estamos analisando os temas mais cobrados do Enem. Assim, considerando as questões do Enem analisadas, vamos verificar como Revolução Industrial é cobrado no Enem, os principais tópicos e conceitos.

Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas que iniciou na Inglaterra, no século XVIII, com grande impacto na economia e nas relações de trabalho e produção. Estas mudanças consolidaram o sistema capitalista de produção.

Revolução Industrial no Enem

Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar ligado nos tópicos que vamos abordar abaixo, sugerimos que você leia o resumo sobre a Revolução Industrial.

Mudanças Tecnológicas

A Revolução Industrial promoveu uma série de mudanças tecnológicas que tiveram grande impacto na economia e também na vida humana. A instalação de fábricas nas cidades gerou um movimento de migração em massa para os núcleos urbanos – chamado de êxodo rural – cujo impacto a gente sente até hoje.

Questões ambientais, assunto popular atualmente, também tem sua origem na instalação das fábricas, não só pelo impacto na paisagem, mas especialmente por causa da emissão de gases poluentes na atmosfera.

 Movimentos Trabalhistas

A Revolução Industrial acabou gerando uma série de problemas de ordem social, em especial a exploração dos trabalhadores operários nas fábricas. Estes trabalhadores, também chamados de proletários tinham que trabalhar muitas horas por dia, ganhavam salários baixos e viviam sob más condições.

Este cenário fez surgir uma série de movimentos sociais contra a exploração do trabalho, além de doutrinas criadas como opção ao sistema capitalista explorador: o anarquismo, o socialismo científico, entre outros.