Para quem acompanha nossas postagens, sabe que estamos analisando os temas mais cobrados do Enem. Assim, considerando as questões do Enem analisadas, vamos verificar como Primeiro Reinado é cobrado no Enem, os principais tópicos e conceitos.

Primeiro Reinado foi o período que ocorreu entre 1822, quando D. Pedro I assume o poder no Brasil, até 1831, data de sua renúncia. Durante este período, ocorreram várias mudanças políticas no país, com destaque para a proclamação de independência de Portugal.

Primeiro Reinado no Enem

Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar ligado nos tópicos que vamos abordar abaixo, sugerimos que você leia o resumo sobre o Primeiro Reinado. Procure dominar os conceitos mais importantes.

Independência do Brasil

Desde 1530, o Brasil era colônia de Portugal. A partir da chegada de D. João VI – rei de Portugal – ao Brasil, em 1808, muitas transformações ocorreram no país. Estas transformações enfraqueceram o domínio português no país, criando as condições para a separação definitiva. A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822.

Apesar da separação política, o processo de independência foi conduzido por setores mais conservadores da sociedade brasileira. Não houve, assim, rompimento com várias características da época colonial, como a economia agrícola e a escravidão. Além disso, o processo aumentou a dependência econômica no país.

Constituição de 1824

Dentre as medidas que D. Pedro I adotou ao se tornar imperador no Brasil, foi a abertura de uma assembleia constituinte com o objetivo de criar uma constituição no país. Assim, a primeira (o país teve sete constituições!) ficou conhecida como Constituição de 1824.

A carta magna, como também era chamada, não representou motivos para comemorar, devido ao cunho autoritário. O voto censitário, por exemplo, ficava restrito aos grupos com alto poder aquisitivo. Além disso, havia uma disposição que dava ao imperador poder político total, chamado de Poder Moderador.