Para quem acompanha nossas postagens, sabe que estamos analisando os temas mais cobrados do Enem. Assim, considerando as questões do Enem analisadas, vamos verificar como Período Democrático é cobrado no Enem, os principais tópicos e conceitos.

Período Democrático ocorreu a partir da saída de Getúlio Vargas do poder, em 1945, até o golpe militar que abreviou o mandato do presidente João Goulart, em 1964. Durante este período, o Brasil presenciou uma tentativa de governo democrático, grandes mudanças econômicas e culturais e a mudança de capital.

Período Democrático no Enem

Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar ligado nos tópicos que vamos abordar abaixo, sugerimos que você leia o resumo sobre o Período Democrático. Conheça as obras dos principais presidentes e fique ligado nos conceitos mais importantes.

Se possível, também assista ao vídeo sobre o Período Democrático, de Bóris Fausto.

Presidentes e suas obras

Neste período, houve uma sucessão de presidentes, dentre eles Getúlio Vargas, que voltou ao poder em 1951. É necessário conhecer as principais obras de cada presidente, assim como o seu tempo de mandato. Todas as questões analisadas tratam, de certa forma, destas obras. O resumo indicado acima vai guiá-lo.

Conflitos político-sociais

Apesar da pretensa democracia do período, ele não ficou isento de vários conflitos políticos e sociais. Dentre os sujeitos responsáveis pelos conflitos políticos, está a figura de Carlos Lacerda, que fez oposição a vários presidentes, de Getúlio Vargas a Juscelino Kubitscheck.

Os conflitos sociais, grosso modo, ocorreram devido ao fato de que as reformas econômicas (em especial as de Kubitscheck) não costumavam beneficiar a maior parte da população. Estes conflitos estão relacionados, geralmente, a movimentos de esquerda, alguns ligados ao comunismo.