Mais um tema quente que cai no Enem! Considerando as questões do Enem analisadas, vamos verificar como Era Vargas é cobrado no Enem, os principais tópicos e conceitos.

Era Vargas foi o período de 15 anos em que Getúlio Vargas esteve ao poder, de 1930 a 1945. Tradicionalmente, o período está dividido em Governo Provisório (1930 a 1934), Governo Constitucional (1934 a 1937) e Estado Novo (1937 a 1945).

Era Vargas no Enem

Para saber mais a respeito do tema, ficar fera e detonar no Enem, sugerimos a leitura do resumo sobre a Era Vargas. Você também pode obter um panorama completo do período assistindo ao vídeo sobre a Era Vargas, de Bóris Fausto.

Revolução de 1930

A subida de Getúlio Vargas ao poder significa o fim da República Velha (1889 a 1930). As disputas entre São Paulo e Minas Gerais e a crise da política do café-com-leite motivou a intervenção de Vargas. O momento em que ele toma o poder ficou conhecido como Revolução de 1930.

Economia e Sociedade

As mudanças na economia e na sociedade brasileiras estão entre os subtemas mais exigidos sobre a Era Vargas. Em relação à economia, o país conheceu um aumento da atividade industrial e o fim de 500 anos de predomínio agrícola.

Dentre as principais mudanças sociais, podemos destacar a garantia de direitos trabalhistas, como o salário mínimo, férias remuneradas e diminuição do horário de trabalho. Estes direitos foram consolidados na Constituição de 1934.

Estado Novo

O Estado Novo foi o período em que Vargas governou o país como ditador, entre 1937 a 1945. Durante este período, a liberdade de expressão foi cerceada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A característica populista do governo Vargas ficou ainda mais evidente com a criação do programa A Hora do Brasil.