Para quem vai fazer a prova da ACAFE, conheça os principais temas de História Geral que costumam cair na prova de História e a forma como são cobrados. Esta postagem é produzida a partir da análise das questões de história da prova da ACAFE, de 2008 a 20012, considerando as edições de verão e inverno.

Temas de História Geral da ACAFE

O gráfico acima mostra as tendências da ACAFE em relação aos macrotemas de História Geral. Assim, o macrotema mais cobrado é Idade Contemporânea, com nove questões, seguido por Idade Moderna, com quatro questões. Vamos concentrar, portanto, nos macrotemas mais cobrados.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea inicia, tradicionalmente, em 1789, com a Revolução Francesa, e segue até os dias atuais. As questões da ACAFE sobre este período cobram conhecimentos do século XIX e XX. Muitas questões apresentam eixos temáticos, ou seja, trabalham vários aspectos relacionados com um tema em especial.

Isto faz com que os candidatos tenham que ter uma noção geral dos conteúdos para resolver. Portanto, se você quer PASSAR NA ACAFE, leia TODOS os nossos resumos de história. A maior parte das questões da ACAFE é factual, não interpretativa, o que torna os conteúdos imprescindíveis para a resolução.

Dentre os temas que já caíram sobre a Idade Contemporânea, estão:

  • Guerra Fria: este tema já caiu mais de uma vez na ACAFE e a prova cobra conhecimentos gerais sobre o período. Uma das questões abordou eventos relacionados aos jogos olímpicos, desde 1945.
  • Independência das Colônias Espanholas: a prova cobra conhecimentos gerais sobre o período.
  • Período Entre-Guerras: a prova cobra conhecimentos sobre os motivos que levaram ao surgimento dos regimes totalitários nazi-fascistas, inclusive na guerra civil Espanhola, cujo desdobramento foi o governo fascista de Francisco Franco.
  • Primeira Guerra: a prova cobra conhecimentos gerais sobre o período.
  • Revolução Industrial: a prova concentra na exploração dos trabalhadores, as novas relações sociais, o surgimento das fábricas, as doutrinas sociais como o socialismo e o anarquismo.
  • Crise de 1929: este tema já foi cobrado, como forma de contextualizar a crise econômica de 2008.

 Idade Moderna

A Idade Moderna inicia em 1453, com a tomada de Constantinopla, e segue até o início da Revolução Francesa, em 1789. Geralmente, as questões tratam de temas do século XVI, como Renascimento Cultural e Reforma Protestante. Além disso, questões podem cobrar um panorama geral dos principais fatos relacionados com o período.

  • Renascimento Cultural: a prova cobra conhecimentos gerais sobre o período.
  • Reforma Protestante: a prova cobra conhecimentos sobre as iniciativas de Martinho Lutero e João Calvino, além de fatos relacionados com ao Contra-Reforma, iniciada pela Igreja Católica com o intenção de tentar frear o avanço dos protestantes.