Para animar a galera, aqui vai um artigo no melhor estilo auto-ajuda. O objetivo destas dicas é ajudar a rapaziada a ir bem nos estudos, mostrando caminhos que podem ser utilizados para dar aquela turbinada no desempenho escolar. Ora bolas, vale para professores também!

Foto de grupos de alunos nota dez

As dicas

1- Se comprometa com a rotina escolar: Se estar na escola é uma obrigação e você vai passar boa parte de sua vida lá, por que não tornar a tarefa mais leve prá todos? Respeite seus professores, cumpra suas obrigações enquanto aluno e exerça o seu direito de opinar. Participe das aulas, traga novas informações que possam tornar o assunto estudado mais interessante.

2- Melhore sua capacidade de concentração: Hoje em dia os estímulos são tantos, que fazemos um esforço redobrado para manter a concentração. Porém, saber se concentrar é requisito em qualquer atividade intelectual.

3- Dedique parte do seu tempo à leitura: Não há fórmulas prontas para ser um bom aluno. Aprender significa estimular o cérebro e criar relações entre os fatos. E nada melhor do que a leitura para criar estímulos, relações e agilizar esta massa fascinante que chamamos de cérebro.

4- Convença Encoraje seus professores a usar os recursos da internet: Não dá prá negar, é fato! A internet veio prá ficar e, na educação, não vai ser diferente. Se passamos boa parte do nosso tempo em frente à tela, nada melhor do que usar os recursos em favor da educação.

5- Crie um portifólio online e gerencie sua vida escolar: No meu tempo não havia estes recursos, então aproveite! Utilize portfólios para documentar a sua vida escolar. Arquive suas fotos, trabalhos, páginas pessoais. Este recurso não só pode mostrar sua evolução escolar, como também servir de recordação futura.

6- Utilize as redes sociais a seu favor: Falar bobagem é bom, mas emburrece. Então, não passe o dia inteiro fazendo isso. Aprenda a utilizar as redes sociais – como MSN, Orkut, Twitter, Fórums, entre outros – para ficar mais inteligente e passar informações úteis a todos.

7- Dê uma maneirada no Copy-Cola: Hmm, taí uma questão delicada. Vale tanto para aquela espiadinha nas provas, quanto o famoso Ctrl+C e Ctrl+V nos trabalhos escolares. Mesmo que alguns trechos sejam copiados, leia bem e procure entender as informações que são coletadas.