O blog

Símbolo do blog História Digital

História Digital foi criado em 15 de agosto de 2009, com a intenção de divulgar e debater o uso mídias digitais na educação, assim como experiências criativas em sala de aula. Em pouco tempo, seu conteúdo se tornou referência no aprendizado de História, do Ensino Fundamental ao Pré-Vestibular. Foi indicado pelo jornalista Ricardo Noblat, em 2009, e considerado o melhor blog de História no país, em 2010.

Os conteúdos aqui disponibilizados visam o aprendizado por meio da metacognição, utilizando múltiplas linguagens. Alguns em destaque:

  • Resumos: os resumos de história geral e história do Brasil são abordados de forma clara e objetiva. São apresentados em formato slide e podcast (áudio mp3), visando a acessibilidade. Inclui quiz para testar os conhecimentos.
  • Teleaulas: as teleaulas complementam os resumos e podem se tornar uma ferramenta poderosa no aprendizado.
  • Jogos: os jogos são uma alternativa lúdica no aprendizado de história. São disponibilizados online e podem ser jogados direto no blog.
  • Visitas Virtuais: uma viagem 3D a locações de importância histórica, como a capela sistina, museus brasileiros e internacionais, cavernas e monumentos que se tornam parte da história universal.
  • Questões: O Enem se tornou referência e apresenta as tendências do que é cobrado em vestibulares e concursos. As questões incluem resolução, habilidades e comentários.

Em 2012, o Guia do Estudante indicou o perfil do blog no Twitter, assim como a página do blog no Facebook entre os melhores espaços para estudar nas redes sociais. Acompanhe o blog:

O autor

Foto do professor Michel GoulartO professor Michel Goulart nasceu em 1978, na cidade de Criciúma, Santa Catarina. Além das atividades em sala de aula, é arqueólogo, historiador, músico, cartunista e didata e já trabalhou em algumas das maiores escolas públicas e particulares catarinenses. Começou a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em aula.

Me adicione nas redes sociais: