Na prova do Enem 2014, tente resolver esta questão sobre a visão de dois diferentes autores acerca do papel e do significado que teve a Ditadura Militar no Brasil. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Visões sobre a Ditadura Militar

TEXTO l
O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).

TEXTO II
Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.
FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:

a) Razões de Estado — Soberania popular.
b) Ordenação da Nação — Prerrogativas religiosas.
c) Imposição das Forças Armadas — Deveres sociais.
d) Normatização do Poder Judiciário — Regras morais.
e) Contestação do sistema de governo — Tradições culturais.

Confira a resolução 😉

Resposta: A

Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Resolução: O primeiro texto apresenta uma justificativa, comum à da época do golpe de 1964, de que o regime instaurado pelos militares buscava garantir as instituições democráticas ameaçadas pelo avanço da esquerda Segundo o autor, tratava-se, portanto, de uma manobra golpista, justificada por razões de Estado. O segundo texto reforça um ponto de vista diverso do primeiro, pois valoriza a soberania popular ferida por uma “solução autoritária”, que deveria ser evitada.

Resumo: Ditadura Militar