Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as diferentes visões e interpretações acerca da Guerra do Paraguai, um dos maiores conflitos armados que já ocorreu na América Latina. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova. Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

A imagem abaixo foi escolhida intencionalmente para confrontar as pinturas tradicionais das grandes batalhas da guerra, como Riachuelo, Avaí e Tuiutí. Neste, caso, observamos a visão dos civis que estavam longe dos campos de batalha, mas nem por isso sofrendo menos que os combatentes.

Civis em foto da Guerra do Paraguai

Para aprofundar o seu conhecimento neste assunto, sugerimos que você leia sobre o contexto em que ocorreu a Guerra do Paraguai no Resumo: Política no Segundo Reinado. Você pode, também, complementar os seus conhecimentos assistindo ao vídeo sobre a Guerra do Paraguai.

Questão

Questão 22:

Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
(CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).

O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém  o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
(DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.
d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

Confira a resolução 😉

Resposta: D

Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Comentários: A historiografia sobre a Guerra do Paraguai vem se distanciando cada vez mais do olhar tradicional em torno dos heróis dos campos de batalha. Assim, não é surpresa uma questão que busca confrontar diferentes visões acerca deste período histórico. Esta questão pode ser resolvida facilmente através da eliminação de alternativas. Não deixe de ler o Resumo: Política no Segundo Reinado.