Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Igreja Medieval, o papel das Cruzadas, a ascensão da Igreja Católica, o surgimento das ordens mendicantes, os cismas do oriente e do ocidente.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Igreja Medieval: neste resumo, você vai conhecer as características da Igreja medieval e seu papel durante a Idade Média. Vai aprender sobre a hierarquia e a organização política nos mosteiros medievais, assim como as diferenças entre clero regular e secular.
  • [Teleaula] O Sacro Império Romano-Germânico e o cristianismo feudal: nesta teleaula, você entenderá por que, durante esse modo de organização social, a Europa perdeu a noção de Estado, se dividindo em muitos reinos. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 10m59s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Igreja Medieval: teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera para provas, vestibulares e concursos.
  • [Cartões] Igreja Medieval: cartões com mais de ‘0 conceitos sobre a Igreja Medieval, para você aprender mais sobre esta importante civilização e detonar em provas e vestibulares.

3- Paródias e Músicas

  • [Música] Canto Gregoriano: conheça o tipo de música conhecida como Canto Gregoriano, executada a partir da Idade Média nas cerimônias religiosas realizadas pela Igreja Católica. [Autor: Classicool, Fonte: Youtube, Duração: 1h]

4- Mapas Mentais e Vídeos

Clique na imagem para ampliar

5- Atlas Histórico e Imagens

  • Não disponível ainda

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Visita Virtual] Catedral de Notre Dame: nesta visita virtual, conheça o interior e exterior da Catedral de Notre Dame, inaugurada no ano de 1345, em Paris, França. A catedral é de origem gótica e construída em homenagem a Virgem Maria.

7- Curiosidades e Biografias

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Filme] O Nome da Rosa: neste filme, um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca conflitos internos, enquanto o monge lentamente soluciona o mistério. [Direção: Jean-Jacques Annaud, Duração: 126 min, Ano: 1986, Trailer: Youtube (Em inglês)]
  • [Filmes] Filmes sobre a Idade Média: lista de filmes sobre a Idade Média, abordando vários aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do período. Esta lista inclui, também, filmes que abordam aspectos sobre o feudalismo europeu.

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Assassin’s Creed: neste jogo, conheça a trajetória de Altair Ibn-La’Ahad, com cenário na Idade Média, no contexto das cruzadas. Interaja com grandes personagens históricos, como Ricardo, Coração de Leão. [Autor: Ubisoft, Ano: 2008, Trailer: Youtube (Em inglês)]