Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre a importância das ruínas do antigo povoado de canudos como patrimônio cultural nacional. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Povoado de Canudos

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Canudos foi um movimento social que ocorreu no sertão baiano, na década de 1890, que redundou em uma das maiores guerras do início da república no Brasil. A guerra de Canudos se tornou símbolo da resistência sertaneja aos desmandos dos coronéis.

Para saber mais a respeito deste assunto, leia o Resumo: República Oligárquica. Além disso, existe um vídeo muito legal, que apresenta Canudos de uma forma mais lúdica, e sua relação com o Contestado em Santa Catarina. Confira em Vídeo: Canudos e Contestado.

Questão

Questão 24:

As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de

a) objetos arqueológicos e paisagísticos.
b) acervos museológicos e bibliográficos.
c) núcleos urbanos e etnográficos
d) práticas e representações de uma sociedade.
e) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.

Confira a resolução ;)

Resposta: D

Habilidade: Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Comentários: Questões sobre o patrimônio cultural e artístico e sua importância para a nação é um tema recorrente no Enem e contempla toda a primeira competência para a prova. Sendo assim, é importante saber interpretar, considerando a diversidade de temas sobre o assunto. Esta questão, no caso, não foi bem formulada, pois não há apenas uma única resposta correta. Condidere a “mais correta”, no caso a letra D.