Questão: Política dos Governadores

Na prova do Enem 2013, tente resolver esta questão sobre a Política dos Governadores, sistema que esteve presente durante a República Velha, na História do Brasil. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Política dos Governadores

Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “a política dos governadores”. Em círculos concêntricos esse sistema vem cumular no próprio poder central que é o sol do nosso sistema.
PRADO, P. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

A crítica presente no texto remete ao acordo que fundamentou o regime republicano brasileiro durante as três primeiras décadas do século XX e fortaleceu o(a)

a) poder militar, enquanto ador da ordem econômica.
b presidencialismo, com o objetivo de limitar o poder dos coronéis.
c) domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa.
d) intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais.
e) isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.

Confira a resolução 😉

Resposta: C

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Resolução: O início do século XX no Brasil é chamado de República Oligárquica pois estava direcionado ao interesse de grupos de elite muitas vezes ligados ao café.  Estes grupos, muito além do poder econômico, também influenciavam no poder político. A ”Política dos Governadores“, citada no texto, entendida como uma troca de favores políticos entre esses grandes proprietários (oligarquias rurais), viabilizou tal supremacia, apresentando como centro das articulações em questão chefes estaduais, que atuavam de maneira patriarcal, direcionando as ações governamentais e eleitorais.

Resumo: República Oligárquica

Faça um Comentário


Voltar para Cima Copyright© 2015 - História Digital. Alguns Direitos Reservados. Layout por ThemeSector e Tambotech.