Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre elementos que constituíam a identidade de alguns negros na ordem escravocrata vigente no Brasil no século XIX. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova. Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Segundo Reinado e aspectos relacionados com os escravos e negros forros antes da abolição da escravidão. Para conhecer o contexto histórico em que os negros foram libertados e os movimentos abolicionistas, leia o resumo sobre a Economia e Crise da Monarquia.

Questão

Questão 27

Casal de escravos libertos em 1879

Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org.). História da vida privada no Brasil. Império a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

a) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
e) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

Confira a resolução ;)

Resposta: C

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: Esta questão vai mostrar que existia uma diferenciação social entre os negros libertos e aqueles que permaneciam escravos. Esta distinção podia ser percebida pelo vestuário utilizado. A questão pode ser facilmente resolvida por eliminação. Não esqueça de ler o  resumo sobre a Economia e Crise da Monarquia.