Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre os movimentos sociais que contestavam o surgimento das fábricas e das máquinas, no contexto da Revolução Industrial. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Pessoas ouvindo discurso

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata da Revolução Industrial e das questões ambientais relacionadas ao surgimento das primeiras fábricas no século XIX. Para ter uma visão mais ampla sobre este tema tão cobrado no Enem, leia com carinho o resumo sobre a Revolução Industrial. Se desejar conhecer os vários movimentos de contestação às fábricas e ao capitalismo, leia sobre as 6 doutrinas da Revolução Industrial.

Questão

Questão 36

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.
SANTOS M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado).

O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

a) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
b) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.
c) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.
d) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.
e) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. 

Comentários: Esta questão trata da Revolução Industrial. Este tema, aliás, é muito explorado pelo Enem para tratar de questões ambientais, fazendo uma ligação entre o passado e o presente. Leia o resumo sobre a Revolução Industrial.