Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre o abaixo-assinado realizado por profissionais da imprensa após a morte de Vladimir Herzog, durante a Ditadura Militar. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questao: Morte de Vladimir Herzog

Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados.
Em nome da verdade. In: O Estado de S. Paulo, 3 fev. 1976. Apud. FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a

a) certeza de cumprimento das leis.
b) superação do governo de exceção.
c) violência dos terroristas de esquerda.
d) punição dos torturadores da polícia.
e) expectativa da investigação dos culpados.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Resolução: Os profissionais da imprensa fizeram um abaixo-assinado, encaminhado ao sindicato dos jornalistas profissionais no estado de São Paulo, para ser entregue à Justiça, a fim da “completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados”. O texto referia-se à morte do companheiro de profissão
Vladimir Herzog, a qual foi dada como suicídio

Resumo: Ditadura Militar