Na prova do Enem 2014, tente resolver esta questão sobre a forma como os navegadores modernos encaravam as viagens marítimas realizadas no contexto da Expansão Marítima. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Medo nas Grandes Navegações

Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.
J. PT. Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo Cia. das Letras. 2009 (adaptado).

Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de

a) gosto pela aventura.
b) fascínio pelo fantástico.
c) temor do desconhecido.
d) interesse pela natureza.
e) purgação dos pecados.

Confira a resolução 😉

Resposta: C

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Resolução: A questão aborda o medo que alguns navegadores modernos tinham ao encarar viagens marítimas. A partir do século XV, o Oceano Atlântico passou a ser rota de viagem e comércio dos europeus. Costumava ser conhecido como Mar Tenebroso, pois havia temor de que houvessem monstros marinhos a ameaçar as embarcações, ou mesmo um abismo sem fim.

Resumo: Grandes Navegações