Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre  as manifestações que ocorreram no contexto da Revolta da Vacina, e que podem ser observadas na charge da revista O Malho, de 1904. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata da República Velha e o episódio que ficou conhecido como Revolta da Vacina. Para saber mais a respeito deste movimento popular, leia o resumo sobre a República Oligárquica.

Questão

Questão 41

Charge da Revolta da Vacina

Charge capa da vevista “O Malho”, de 1904. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela

a) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.
b) a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
c) a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
d) o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.
e) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.

Confira a resolução 😉

Resposta: A

Habilidade: Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Comentários: A Revolta da Vacina, apesar de associada à revolta da população devido à vacina obrigatória, ocorreu também devido às medidas de urbanização e modernização do Rio de Janeiro, no governo de Rodrigues Alves. Leia o resumo sobre a República Oligárquica.