No Enem 2012, tente resolver esta questão sobre as reivindicações defendidas pelo líder político Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos, na década de 1960, no contexto da Guerra Fria. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Luta de Martin Luther King Jr

Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam

a) a conquista de direitos civis para a população negra.
b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho.
e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

Confira a resolução 😉

Resposta: A

Habilidade: Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Resolução: O pastor Martin Luther King foi uma das principais lideranças do movimento em defesa dos direitos civis da população negra estadunidense na década de 1960. Organizador de várias passeatas e comícios, protestava contra o racismo, a brutalidade policial e as arbitrariedades sofridas pelas comunidades negras dos EUA. Apesar de defender a luta política pela via institucional e pacífica — rejeitando a violência como forma de protesto — Martin Luther King foi assassinado por um opositor racista em 1968.

Resumo: Guerra Fria