Na prova do Enem 2014, tente resolver esta questão sobre a forma como se deu a aproximação entre o jesuíta e o indígena no processo de catequização, durante a Expansão Territorial no Brasil. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Jesuítas e Catequização Indígena

O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.
CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).

Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela

a) demarcação do território indígena.
b) manutenção da organização familiar.
c) valorização dos líderes religiosos indígenas.
d) preservação do costume das moradias coletivas.
e) comunicação pela língua geral baseada no tupi.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Resolução: A catequização dos índios pelos jesuítas, no domínio português na América, foi facilitada pelo esforço da Companhia de Jesus de compreender a língua do índio.

Resumo: Expansão Territorial