Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as diferentes interpretações historiográficas destinada a contrapor a visão oficial de determinados fatos históricos. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Retrato de Bertolt Brecht

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questões com análise historiográfica não são incomuns em provas do Enem. Presente nas primeiras etapas do ensino fundamental II e ensino médio, a teoria da história não é abordada com frequência em cursinhos e afins.

Questão

Questão 23:

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?
(BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010).

Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que

a) os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heróicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória.
b) a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se  desenvolveram ao longo do tempo.
c) grandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes das sociedades que os construíram.
d) os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo.
e) as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.

Confira a resolução 😉

Resposta: C

Habilidade: Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Comentários: Questão de fácil resolução, pois, através de eliminação, a única alternativa coerente ao texto introdutório é a letra C. O texto de Bertolt Brecht está relacionado com uma interpretação marxista da história, que busca contrapor a história oficial baseada nos grandes líderes. Como dito anteriormente, fique ligado, pois questões de análise historiográfica e teoria da história não são incomuns em provas do Enem.