Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre os interesses econômicos dos espanhóis durante o processo de colonização da chamada América Espanhola. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Questao-Interesses-Economicos-Espanhois

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

“Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de outro nos dois primeiros dias do que na Hispaniola em quatro anos, e que as terras da região não podem ser mais bonitas nem mais bem lavradas. Ali, se quiserem podem mandar extrair à vontade”.
(Carta de Colombo aos reis da Espanha, julho de 1503. Apud AMADO, J. FIGUEIREDO, L.C. Colombo e a América: quinhentos anos depois. São Paul: Atual, 1991 (Adaptado).

O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na

a) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.
b) promoção das guerras justas para conquistar o território.
c) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.
d) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.
e) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra B e E

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: Esta questão apresenta uma inconsistência, pois há duas respostas possíveis. A conquista e ocupação do território americano por espanhóis a partir do século XV relaciona-se aos interesses mercantilistas, notadamente o ouro, e ao espírito cruzadista, que justificava a guerra e o massacre de indígenas em nome da expansão da fé católica. Além disso, a posterior fundação de cidades por espanhóis tinha também por objetivo fiscalizar e controlar a circulação de recursos.