Na prova do Enem 2014, tente resolver esta questão sobre o modelo de país que alguns grupos sociais desejavam implantar no Brasil, já durante o Segundo Reinado. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Ideias Republicanas no Império

Respeitar a diversidade de circunstâncias entre as pequenas sociedades locais que constituem uma mesma nacionalidade, tal deve ser a regra suprema das leis internas de cada Estado. As leis municipais seriam as cartas de cada povoação doadas pela assembleia provincial, alargadas conforme o seu desenvolvimento, alteradas segundo os conselhos da experiência. Então, administrar-se-ia de perto, governar-se-ia de longe, alvo a que jamais se atingirá de outra sorte.
BASTOS, T. A província (1870). São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1937 (adaptado).

O discurso do autor, no período do Segundo Reinado no Brasil, tinha como meta a implantação do

a) regime monárquico representativo.
b) sistema educacional democrático.
c) modelo territorial federalista.
e) padrão político autoritário.
e) poder oligárquico regional.

Confira a resolução 😉

Resposta: C

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Resolução: Em 1870, durante o Segundo Reinado, encabeçado por diversas figuras, inclusive Tavares Bastos, houve a publicação do Manifesto Republicano. Este, além do ataque à Monarquia, defendia a construção de uma República Federativa no Brasil, com a descentralização do poder e a criação de entes federativos autônomos.

Resumo: Segundo Reinado