Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre o discurso de Robespierre, durante a Revolução Francesa, destacando os valores e objetivos a ser alcançados pelos grupos políticos que ele representava. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Pintura de Robespierre

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata da Revolução Francesa. Mais especificamente, das ideias de Robespierre, que instituiu o chamado Período do Terror, durante o processo revolucionário. Para conhecer mais sobre o contexto histórico em que Robespierre atuou, sugerimos a leitura do resumo sobre a Revolução Francesa.

Questão

Questão 35

Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

a) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
d) À nobreza esclarecida, que, em função do seu  contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
e) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

Comentários: Esta questão trata de questões éticas relacionadas a ação da pequena e média burguesia – ligado aos jacobinos – durante a Revolução Francesa. Porém, a despeito das belas palavras de Robespierre, não podemos esquecer que o francês foi protagonista do chamado Período do Terror, e comandou uma intensa perseguição a inimigos e até aliados durante a revolução. Leia o resumo sobre a Revolução Francesa.