Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre a intolerância, a homofobia e como ela pode ser identificada em manifestações culturais em períodos da história do Brasil. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Bandeira do movimento GLBT

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 30

“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tao contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País. Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

a) à baixa representatividade polítíca de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
b) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

Confira a resolução 😉

Resposta: D

Habilidade: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Comentários: O Enem é uma prova que busca educar e conscientizar a rapaziada acerca de temas como identidade e inclusão social. Temas, aliás, que são discutidos ano após ano. Percebam que, neste caso, utiliza-se um tema atual – no caso, orientação sexual e homofobia -, buscando a sua relação com a história. Afinal, tudo pode ser historicizado. Fiquem atentos que a alternativa correta é aquela com ingrediente politicamente correto, o que é uma tendência nas provas do Enem e vestibulares em geral, em especial em questões de cunho sócio-educativo. Veja a dica nº 5 no artigo: Como resolver questões objetivas.