Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em escolas públicas e particulares e sua implicação sócio-educacional. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

História e Cultura Afro-Brasileira

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 32

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da socie dade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
(Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque

a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
b) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
d) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
e) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

Confira a resolução 😉

Resposta: E

Habilidade: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Comentários: Esta é a típica questão em que o candidato deve assinalar a alternativa MAIS CORRETA, considerando que, algumas alternativas, como a B, não deixam de estar corretas. Esta questão também trata da abordagem sócio-educativa do MEC através do exame. De qualquer forma, a referida lei, de fato, é um avanço para reconhecer a pluridade cultural ou étnico-racial brasileira, além de valorizar os negros como um dos grupos formadores do país. Veja também a Questão: Diversidade Cultural Brasileira