Na prova do Enem 2013, tente resolver esta questão sobre a herança cultural africana que pode ser vista no Brasil atualmente e que faz parte da formação do país. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Herança Cultural Africana

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b) perderam a relação com o seu passado histórico.
c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

Confira a resolução 😉

Resposta: C

Habilidade: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Resolução: A questão traz um texto que busca superar a nostalgia ou o sofrimento dos escravos no país. Antes, busca relacionar as manifestações culturais africanas do passado como parte importante da cultura brasileira.

Resumo: Escravidão Africana