Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre a forma como o herói Capitão América sintetizou as aspirações dos Estados Unidos em um período de crise e guerra. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: EUA, Guerra e Capitão América

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Führer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
c) o poder soviético, durante a Guerra Fria.
d) o movimento comunista, na Segunda Guerra do Vietnã.
e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Confira a resolução 😉

Resposta: B

Habilidade: Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Resolução: A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América evidencia a participação dos EUA na luta contra regimes totalitários que compunham o Eixo (no caso da imagem publicada, a Alemanha nazista) durante o conflito da Segunda Guerra Mundial. Vale destacar certa imprecisão da banca, visto o caráter totalitário do regime soviético, aliado aos norte-americanos.

Resumo: Regimes Totalitários