Na prova do Enem 2015, tente resolver esta questão sobre os atentados do Estado Islâmico (ISIS) contra sítios arqueológicos em região que pertencia à antiga Mesopotâmia. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Estado Islâmico e Sítios Arqueológicos

Trabalhadores iraquianos limpam destruição de sítio arqueológico

A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico.
Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)

a) homogeneidade cultural.
b) patrimônio histórico.
c) controle ocidental.
d) unidade étnica.
e) religião oficial.

Confira a resolução 😉

Resposta: B

Habilidade: Analisar a produção de memória pelas sociedades humanas.

Resolução: Esta questão utiliza um importante assunto da atualidade – os desdobramentos da expansão do Estado Islâmico (Islamic State of Iraq and Syria) – para tratar da importância da preservação do Patrimônio Cultural e Histórico de uma civilização. Esta destruição tem sido criticada duramente pela UNESCO – organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) – a ponto de missões de salvaguarda arqueológica tem sido enviadas como tentativa de evitar a destruição. Vale ressaltar ao querido leitor e leitora que a questão do patrimônio é a base de toda uma competência tratada no Enem e sua abordagem tem sido recorrente em seguidas edições da prova.

Resumo: Mesopotâmia