Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre o espírito renascentista e como ele atravessava as mais diversas áreas do conhecimento, gerando o nascimento da ciência através da razão. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Teto da Capela Sistina

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Renascimento Cultural e do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Para saber mais a respeito do espírito da época, leia o resumo sobre o Renascimento Cultural. Procure ler, também, a postagem sobre 10 grande mentes do Renascimento.

Questão

Questão 40

Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
(SEVCENKO, N. O Renascimento, Campinas, Unicamp, 1984).

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.

Confira a resolução 😉

Resposta: B

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: A relação entre ciência e arte é evidente no Renascimento Cultural, especialmente em obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti. As outras alternativas podem ser facilmente eliminadas por não fazer parte do contexto da questão ou do período histórico mencionado. Leia o resumo sobre o Renascimento Cultural.