Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as tradições tupi-guaranis, no contexto do período pré-colonial brasileiro. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Grupo de índios em uma aldeia

Para ter mais informações sobre este exame nacional, dê uma olhada no post Tudo sobre o Novo Enem.

Questão

Questão 17:

Os vestígios dos povos Tupi-guarani encontram-se desde as Missões e o rio da Prata, ao sul, até o Nordeste, com algumas ocorrências ainda mal conhecidas no sul da Amazônia. A leste, ocupavam toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão. A oeste, aparecem (no rio da Prata) no Paraguai e nas terras baixas da Bolívia. Evitam as terras inundáveis do Pantanal e marcam sua presença discretamente nos cerrados do Brasil central. De fato, ocuparam, de preferência, as regiões de floresta tropical e subtropical.
(PROUS. A. O Brasil antes dos brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Editor, 2005).

Os povos indígenas citados possuíam tradições culturais específicas que os distinguiam de outras sociedades indígenas e dos colonizadores europeus. Entre as tradições tupi-guarani, destacava-se

a) a organização em aldeias politicamente independentes, dirigidas por um chefe, eleito pelos indivíduos mais velhos da tribo.
b) a ritualização da guerra entre as tribos e o caráter semissedentário de sua organização social.
c) a conquista de terras mediante operações militares, o que permitiu seu domínio sobre vasto território.
d) o caráter pastoril de sua economia, que prescindia da agricultura para investir na criação de animais.
e) o desprezo pelos rituais antropofágicos praticados em outras sociedades indígenas.

Confira a resolução 😉

Resposta: B

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Comentários: A cultura tupi-guarani faz parte do grande mosaico cultural que temos no Brasil, com múltiplas cores, nacionalidades e tradições. Esta diversidade é tema frequente em questões do Enem. Neste caso, para chegar à resposta, é necessário um bom conhecimento prévio sobre as tradições tupi-guaranis. A semissedentarização deste povo é uma de suas características mais marcantes, além da antropofagia ritual, marcante entre os Tupinambá.