Na prova do Enem 2009, tente resolver esta questão sobre a situação dos tecelões na Europa, em plenas transformações resultantes da Revolução Industrial. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Pessoas criando roupas em uma grande fábrica

Para ter mais informações sobre este exame nacional, dê uma olhada no post Tudo sobre o Novo Enem.

Questão

Questão 68:

A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.
(THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque

a) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.
b) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.
c) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.
d) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência.
c) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.

Confira a resolução 😉

Resposta: D

Habilidade: Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Comentários: Quando temos Edward Palmer Thompson (no original em inglês… glup) na contextualização de uma questão, acredita-se que ela não seja de fácil resolução. Temos, aqui, mais uma questão sobre os desdobramentos da Revolução Industrial. Para chegar na resposta, é necessário uma leitura apurada e cautelosa do texto, assim como a eliminação das alternativas às quais o texto não faz referência.