Na prova do Enem 2009, tente resolver esta questão sobre a forma como a Europa se dividiu durante o conflito conhecido como Guerra Fria. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Mapa da Europa, mostrando a Cortina de Ferro

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 49:

Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.

Essa divisão europeia ficou conhecida como

a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra A

Habilidade: Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Comentários: Winston Churchill – primeiro-ministro britânico – criou a expressão Cortina de Ferro para fazer uma referência à divisão da Europa em duas partes: Europa Oriental (socialista) com influência da União Soviética, e Europa Ocidental (capitalista), influenciada pelos Estados Unidos.