Na prova do Enem 2008, tente resolver esta questão sobre a forma como se deu o imperialismo inglês e a relação entre a Inglaterra e suas colônias na África, Índia e China. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Charge que mostra o imperialismo inglês

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 15:

William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa.
(Internet: (com adaptações)).

Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos?

a) De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos.
b) De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.
c) De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas.
d) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.
e) De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.

Confira a resolução ;)

Resposta: Letra D

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Comentários: O texto aborda as primeiras utilizações da técnica de impressões digitais, tendo como, pano de fundo, o processo de dominação inglesa na Índia, durante o chamado Imperialismo ou Neocolonialismo. A leitura do texto deve ser cuidadosa e, eliminando as absurdas, chegamos na resposta.