Na prova do Enem 2007, tente resolver esta questão sobre a colonização da África pela Europa, no contexto da expansão marítima europeia a partir do século XV, e seus desdobramentos. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Pintura de vários negros de tribos africanas

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 16:

A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
(K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37).

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que

a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

Confira a resolução ;)

Resposta: Letra D

Habilidade: Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Comentários: Opa, esta questão é capciosa e, se não foi anulada, bem que poderia ter sido. Vejam que a letra C possui uma informação vaga sobre a escravidão. Se formos considerar que, ainda antes do tráfico negreiro, os indígenas foram escravizados, a alternativa também é válida. Questão mal formulada. O correto seria: o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão negra no Brasil.