Na prova do Enem 2003, tente resolver esta questão sobre a ideia de mudar a capital  do Brasil, deixando o município do Rio de Janeiro – que foi sede durante séculos – para um local específico no interior do país.  A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Imagem noturna da capital Brasília

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Sempre que falamos em capital do país, lembramos de Brasília, cidade planejada fundada em 1960, sob os traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer. A inauguração da nova capital aconteceu no fim do governo de Juscelino Kubitscheck, durante o chamado Período Democrático (1946-1964). Busque aprender mais sobre este assunto.

Questão

Questão 50:

A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal.

Declaração I: José Bonifácio

Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar.
(Carlos de Meira Matos. Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira.)

Declaração II: Eurico Gaspar Dutra

Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital.
(Adaptado de José W. Vesentini. A Capital da geopolítica.)

Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que

a) ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas.
b) apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar.
c) ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
d) apenas a segunda considera a mudança da capital uma estratégia importante para a economia do país.
e) nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do país a partir da mudança da capital.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra C

Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Comentários: Esta questão trabalha com comparação de texto. Ambos os autores defendem a mudança da capital para o interior, o que elimina as questões B, D e E. O candidato perspicaz vai perceber que ambos os textos citam questões econômicas e também militares nesta defesa, o que elimina a letra A.