Na prova do Enem 2003, tente resolver esta questão sobre os sistemas de forticação portuguesa que foram implantados em diversas regiões para a proteção contra ataques estrangeiros. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova. Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

As fortalezas implantadas em diferentes pontos do país pela coroa portuguesa visava diminuir um problema que existia deste a assinatura do Tratado de Tordesilhas:  proteger principalmente o litoral brasileiro contra o ataque de invasores estrangeiros. Bom, vale lembrar que erros de cálculo faziam algumas forticações totalmente inúteis.

Questão

Questão 49:

O mapa abaixo apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750.

Mapa das fortalezas brasileiras no interior

Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar

a) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.
b) economicamente as grandes rotas comerciais.
c) as fronteiras entre nações indígenas.
d) o escoamento da produção agrícola.
e) o potencial de pesca da região.

Confira a resolução 😉

Resposta: Letra A

Habilidade: Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Comentários: Uma questão fácil, desde que o candidato tenha algum conhecimento da geografia brasileira. A questão dá a pista, pois fala da bacia amazônica. Eliminamos as alternativas restantes, pois: as rotas comerciais não apontavam para interior e, sim, para o litoral, o que elimina as alternativas B e C. Nem os indígenas, nem as necessidades de pesca justificam a difícil construção de uma fortaleza, o que elimina as alternativas C e E.