Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre o Iluminismo, a relação entre o rei e a burguesia, as críticas ao Antigo Regime e ação dos principais filósofos, como Locke, Voltaire, Montesquieu, Diderot, entre outros.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Iluminismo: neste resumo, você vai conhecer o Iluminismo, um conjunto de ideias que alterou os rumos da Europa e do mundo, a partir do século XVIII, e vai aprender sobre os seus principais representantes europeus.
  • [Teleaula] O Século das Luzes: nesta teleaula, você aprenderá que o século XVIII ficou conhecido como século das luzes, por ter sido uma época de grande desenvolvimento no campo das ideias, da ciência, das artes e da cultura. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 13m18s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Iluminismo: teste conhecimentos com quizzes e flashcards e confira vários recursos que ensinam sobre este tema histórico.
  • [Cartões] Iluminismo: Cartões com mais de 20 conceitos sobre o Iluminismo, as críticas ao Antigo Regime e os seus filósofos, para você detonar em provas e vestibulares.
  • [Questões] Filósofos, Liberalismo e Influências: questões objetivas que aborda aspectos como as teorias dos principais filósofos iluministas; o papel do liberalismo a partir do século XVIII, seja na política, seja na economia; e influências em outros movimentos políticos.

3- Paródias e Músicas

  • [Paródia] É Liberal, Quer Ser Igual: esta paródia aborda o Iluminismo europeu, o século das luzes, as críticas ao absolutismo monárquico, a relação entre o rei e a burguesia, a ação de alguns dos seus principais filósofos, como o Barão de Montesquieu.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Iluminismo: este mapa mental mostra aspectos ligados ao período iluminista, como as críticas às características do Antigo Regime europeu; aborda a influência do pensamento iluminista nas chamadas revoluções burguesas; aponta as principais ideias dos filósofos iluministas.

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] A Europa em 1792: este atlas histórico mostra como estava organizada a Europa durante a Revolução Francesa; a composição política dos países europeus no final do século XVIII; as diferentes famílias que tinham influência em seus respectivos países.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Infográfico] Liberalismo Político e Econômico: este infográfico aborda alguns dos aspectos principais do movimento iluminista, como as críticas ao Antigo Regime, a relação entre fé e razão, o surgimento da Enciclopédia, o Liberalismo Político e o Liberalismo Econômico.

7- Curiosidades e Biografias

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • Não disponível ainda

10- Quadrinhos e Jogos

  • Não disponível ainda